5 Benefícios do alongamento

5 Benefícios do alongamento

Usado para reduzir lesões, tensões e preparar os músculos, o alongamento traz diversos benefícios e pode ser praticado em qualquer idade. Sempre respeitando o seu condicionamento físico e o seu corpo.

1 – Melhora a postura

Com o passar dos anos e as atividades diárias, é comum que a sua postura acabe ficando em segundo plano e você acabe com uma postura ruim que pode trazer dores e até outros problemas.

Quando você faz o alongamento com regularidade, é possível corrigir essa postura e fortalecer os seus músculos para garantir uma postura mais equilibrada nos dois lados do corpo.

2 – Consciência corporal

alongue se 2Quando você começa a praticar o alongamento, consegue entender melhor como o seu corpo funciona e passa a ter maior consciência sobre ele através das fraquezas e potenciais.

Essa consciência te ajuda a passar por desafios e até a encontrar um ponto de equilíbrio maior para as atividades que quer ou precisa fazer, respondendo melhor aos estímulos e melhorando a sua sensação de bem-estar.

3 –  Órgãos internos

Quando você começa a fazer movimento de dobrar o corpo, girar, esticar, entre outros, o seu corpo consegue movimentar os órgãos internos como se realizasse um tipo de massagem.

Esses movimentos estimulam os órgãos, corrente sanguínea e glândulas melhorando a distribuição de nutrientes pelo corpo e facilitando o funcionamento interno.

Ao fazer alongamentos com regularidade, você faz com que o seu organismo seja capaz de retirar toxinas com maior facilidade e a eliminar alguns resíduos presentes nos órgãos.

O resultado é maior facilidade no funcionamento interno, como sistema digestivo, controle da pressão arterial, melhora nas taxas de açúcar no sangue e estimula a liberação de hormônios.

4 – Relaxamento

Como já foi falado, os alongamentos são capazes de dar um relaxamento maior aos músculos pela liberação de hormônios do prazer, dando uma sensação de bem-estar e disposição.

Essa alteração hormonal faz com que a sua mente e músculos fiquem mais relaxados como se você tivesse recarregado as energias.

Isso também acontece porque o alongamento acalma o sistema nervoso do seu corpo, retirando a tensão presente nas articulações e ossos e reduzindo dores.

5 – Reduz dores corporais

alongue se 3

Devido a uma rotina cheia ou até a tensão nas atividades diárias, é comum que os músculos acabem sofrendo essa pressão e o resultado são dores corporais que parecem nunca irem embora.

O alongamento é uma boa forma de evitar e reduzir as dores por melhorar o relaxamento e o funcionamento do organismo.

Além disso, alguns exercícios simples de alongamento podem ser feitos no horário de trabalho para melhorar a sua respiração, aliviar o estresse e fazer com que você volte a ter mais energia e disposição para terminar o seu dia.