O que é a pressão alta e como manter o controle

O aumento da pressão arterial gera uma doença chamada popularmente de  pressão alta, e é algo cada vez mais comum e que leva milhares de brasileiros diariamente para consultórios médicos.

Se você acabar de saber que tem a famosa pressão alta ou até quer evitar que esse problema apareça, chegou a hora de conhecer uma nova forma de ver essa questão de saúde.

Então, descubra agora a importância dos hábitos saudáveis no controle da pressa arterial e porque essa está sendo a melhor dica que qualquer médico pode te dar.

Vamos lá?

O que é pressão alta

Para começar, você precisa entender o que é a pressão arterial, e quando está alterada também é conhecida como pressão alta.

Essa condição se refere a força com a qual o sangue bate contra as paredes das artérias, nesse caso, com uma força muito grande.

habitos saudaveis 2A pressão alta é uma condição crônica, que pode durar a vida toda e pode estar ou não associada com alguns sintomas, como dores de cabeça e irritabilidade.

O tratamento é feito com acompanhamento médico, mudanças no estilo de vida e até alguns medicamentos.

Por ser uma condição que depende do entendimento e cuidado do paciente sobre ele mesmo, é preciso alertar que a pressão arterial (quando não tratada) pode resultar em acidente vascular cerebral (AVC) e doenças cardíacas, como infarto.

 

 

Hábitos Saudáveis e Pressão Arterial

Por ser uma condição que está dentro das artérias, muitos pacientes entendem que o tratamento para essa condição é baseado em medicamentos e acompanhamento médico. Porém, não é bem assim que acontece.

Em primeiro lugar, a pressão arterial pode estar associada com diversos fatores como hereditariedade, fumo, consumo de álcool, algumas doenças, estrese e obesidade.

E é aqui que entra o segundo ponto de destaque: a obesidade, que vem acompanhada de hábitos alimentares ruins e sedentarismo.

O que acontece é que a pressão alta está associada com a quantidade de sal que você ingere, gorduras e também no cuidado com o peso.

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Pense que quanto maior for o seu peso, mais o seu organismo precisa se esforçar para mandar sangue para todas as regiões, para controlar as taxas hormonais e outras. Tudo porque o seus órgãos precisam de um reforço para cumprir as medidas do dia-a-dia.

Dessa maneira, é comum que uma das primeiras conversas que um médico terá com alguém com pressão alta, será sobre o cuidado com a alimentação.

Esses hábitos saudáveis não servem para que você tenha um corpo magro, mas vem com o foco de garantir a saúde do seu organismo e o controle sob a pressão arterial.

Os alimentos servem como combustível para o seu organismo e aquilo que você ingere causa um impacto e resultado nesse funcionamento, ou seja, é preciso procurar a melhor forma de se manter forte, nutrido e saudável.

O primeiro hábito alimentar a ser adotado é a redução do sal, isso porque o sódio é um dos responsáveis por causar desequilíbrio na força com que o sangue chega nas artérias.

Em segundo plano, é preciso começar a ingerir ervas, hortaliças e outros itens que possam substituir o sal e deixar a comida mais gostosa.

O terceiro passo é reduzir a ingestão de frituras e gorduras e investir em pratos mais saudáveis repletos de legumes, verduras e carnes magras.

Para terminar, o quarto passo consiste em praticar atividades físicas diariamente procurar formas de reduzir o estresse diário, que também aumenta a pressão arterial.

Para resumir, os hábitos saudáveis têm um impacto direto na sua saúde e na pressão arterial do seu organismo, capaz de melhorar ou não a sua condição de vida.

Dessa forma, é preciso ter o cuidado de seguir uma alimentação mais balanceada a vida toda e deixar de lado os exageros na hora de se alimenta.

Ainda que existem diversos medicamentos, existe um consenso entre os médicos que estudam e entendem do assunto que defendem que hábitos de vida saudáveis são a melhor forma de controlar essa condição crônica e evitar qualquer sintoma que posa aparecer.

Se você fuma ou tem problemas com álcool, procure um especialista e comece um tratamento para reduzir ou até eliminar esses dois fatores da sua rotina. Garantindo resultados ainda mais rápidos sobre a saúde do seu corpo e a redução da pressão arterial.

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Conclusão

A pressão arterial é uma condição que dura a vida toda e que pode ou não significar uma barreira na alimentação e rotina, de acordo com a sua percepção.

Para garantir uma saúde mais estável, é preciso aderir a hábitos de vida mais saudáveis e garantir um controle da doença através de refeições balanceadas, praticas físicas e saída dos grupos de riscos, como fumantes e alcoólatras.

Então, não perca mais tempo e comece agora a controlar a sua pressão arterial através de hábitos saudáveis e ainda garante um organismo que trabalha melhor e zero sintomas.